Pular para o conteúdo principal

Breve História do Coletivismo

Breve História do Coletivismo
(Atualizado em 08/10/2016)

O coletivismo é uma ideologia baseada na crença de que todos os indivíduos devem ter comportamentos iguais e o Estado tem a função de regulamentar os tipos de comportamentos adequados e de prover tudo o que os indivíduos necessitam, em troca de sua lealdade, submissão, engajamento político, obedecendo incondicionalmente as orientações e ordens de alguns indivíduos que dominam o Estado.

Os integrantes desse grupo também acreditam que o benefício ao Estado justifica quaisquer meios e ações necessárias para alcançar seus objetivos, mesmo aqueles contrários à boa ética e moralidade.

Corrupção, suborno, coação, opressão e até mesmo assassinatos, massacres e genocídios, podem ser justificados quando usados em benefício da expansão da ideologia.

Outra característica comum a esses grupos é que são hegemônicos, isto é, não admitem quaisquer convivências com outros grupos, inclusive com os demais grupos coletivistas. Defendem a existência de um único Estado; um único Partido; um único Governo; uma única Religião e um único Deus (muitas vezes o próprio líder).

Iniciativas e ações individuais, fora das orientações do Estado, são severamente reprimidas e punidas. Cidadãos são proibidos de possuir armas.

Interessam-se pela criação de coligações regionais, territoriais, comerciais e políticas, para facilitar a conquista da hegemonia global, seu objetivo final.

Geralmente são inspirados e criados por líderes visionários carismáticos, que imaginam terem a missão de expandir os benefícios do regime para outros países até que todos estejam subjugados e “felizes”.

Os principais representantes atuais desses grupos, embora com diferentes abordagens e ênfases, são os comunistas, socialistas, fascistas, nazistas e islâmicos.


COMUNISMO
O primeiro regime coletivista moderno foi implantado na Rússia, no período após a primeira grande guerra mundial, ocorrida no período de 1914 a 1918. A grande crise que se abateu sobre os países da Europa Oriental facilitou a implantação do comunismo naquela região, forçando a maioria dos países a fazerem parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


Foram vários os dirigentes carismáticos criadores do comunismo marxista-leninista soviético, dos quais destacam-se Lenin, Trotsky e Stálin.

Terras e propriedades foram desapropriadas para implantação de entidades de gestão coletiva, com estabelecimento dos tipos e quantidades de produtos que cada organização podia e devia produzir e colocar à disposição do Estado para distribuição à população. No interesse do Estado, comunidades inteiras foram deslocadas à força para regiões que necessitavam sua mão de obra.

Todos os países com regimes coletivistas tiveram e ainda têm organizações paramilitares encarregadas de estimular a população a obedecer as leis e coibir manifestações contrárias ao regime, usando métodos intimidatórios, violência física e assassinatos.

Para garantir a sobrevivência do comunismo, calcula-se que o regime soviético tenha assassinado mais de 35 milhões de pessoas a partir de 1918 até ser extinto em 1991, devido a seu grande fracasso econômico e social.


Um dos exemplos mais brutais de regime coletivista aconteceu no período de 1968 até 1975, no Camboja, com a implantação do regime comunista do Khmer Vermelho do ditador Pol Pot, que exterminou comunidades inteiras, assassinando praticamente todos os intelectuais, esportistas, professores, religiosos e opositores, com o objetivo de começar uma nova civilização coletivista a partir do zero. Assassinou mais de 2 milhões de pessoas.

Em 2016 existem ainda vários países com regimes comunistas, entre os quais a China, Cuba e Coreia do Norte. Outras ditaduras comunistas são disfarçadas como sendo “regimes socialistas”, como a Venezuela, Nicarágua e alguns países africanos.

O comunismo chinês, sob Mao Tse Tung assassinou mais de 80 milhões de pessoas no período de 1949 a 1976.

Totalizando as vítimas dos principais países comunistas desde 1922 até os dias atuais, estima-se terem sido assassinadas mais 150 milhões de pessoas.


FASCISMO
O principal regime fascista foi implantado na Itália em 1922, por Benito Mussolini, com o argumento que para sair da grave crise causada pela guerra, a nação precisava ser unificada sob um governo forte e totalitário, capaz de promover a mobilização do povo para aumentar a produção de bens e serviços para o bem-estar da população.

O fascismo tomou emprestadas teorias e terminologias do comunismo socialista e aplicou-as justificando serem para acabar com os privilégios e divisões de classes dentro da nação.

O símbolo do fascismo é um feixe de varas e o lema é “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”.

A obediência às leis fascistas era estimulada pela ação da organização paralimitar "Camicie Nere" (Camisas Negras) de Mussolini.

A Itália aliou-se a outro regime fascista, o Nazismo alemão, perdeu a guerra e teve seus principais dirigentes mortos ou aprisionados em 1945.

Espanha e Portugal também tiveram regimes fascistas, mas por terem mantido alguma “neutralidade” durante a segunda guerra mundial, conseguiram manter-se até a década de 1970.

Não há estatísticas das quantidades de vítimas dos regimes fascistas, porém acredita-se terem sido assassinadas mais de 100 mil pessoas nos três países.


NAZISMO
Tendo perdido a guerra de 1914 a 1918, a Alemanha entrou numa grande crise econômica, que ensejou a criação do “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”, liderado por Adolf Hitler, grande admirador de Mussolini, ditador fascista italiano.


O nazismo usou o argumento de que somente um governo forte e autoritário teria condições de promover o desenvolvimento econômico e social necessário para tirar a Alemanha da crise causada pela perda da guerra. Houve rígido controle sobre a população.

Foram implementadas políticas de supremacia racial, com perseguição a raças consideradas inferiores, como Judeus e Ciganos, cujas populações foram perseguidas e assassinadas.

A obediência às leis nazistas era estimulada pela ação da Gestapo (Polícia do Povo) e outras organizações paramilitares.

O símbolo do nazismo era a cruz suástica e o lema era “A Lealdade a Hitler é Minha Honra”. A saudação geral era “Salve Hitler
As características da ideologia nazista foi o rígido controle da população por meio da propaganda maciça, com uso de jornais, revistas, rádio e do cinema para propagar os benefícios providos pelo regime nazista.

Calcula-se terem sido assassinadas mais de 10 milhões de pessoas no período de 1933 a 1945.



ISLAMISMO
O islamismo foi fundado no século sétimo, em Mecca (atual Arábia Saudita), por Maomé e tem como conceito fundamental a submissão completa dos fiéis ao Islã, devendo seguir rigorosamente os ensinamentos revelados por Allah ao Profeta, conforme interpretação das autoridades religiosas. A palavra Islã significa “submissão completa” em árabe.


O islamismo foi incluído como um dos regimes coletivistas em razão da religião ter uma forte componente político-ideológica associada a um conjunto universal de leis e regras, regulamentando a vida religiosa e civil de seus seguidores. Em praticamente todos os países onde o Islã é a religião predominante a obediência à Lei Islâmica (Sharia) é obrigatória.

Na Arábia Saudita e em outros países islâmicos, a obediência à Sharia é estimulada pela "polícia religiosa", que patrulha lugares públicos. Como o islamismo tem grande quantidade de regras a serem obedecidas pelas mulheres, estas acabam sendo a maioria das vítimas.


Mesmo nos países menos fundamentalistas, como Turquia, Marrocos, Indonésia e Malásia, existem Conselhos Religiosos com poder de veto a leis promulgadas pelos parlamentares se forem consideradas não alinhadas à religião.


Após a morte de Maomé, no ano de 632, houve violenta disputa de poder entre parentes e seguidores do Profeta, causando a cisão da religião, tendo de um lado os “sunitas”, que compõem quase a totalidade da população da Arábia Saudita e predominam nos demais países muçulmanos, exceto o Irã e Iraque, nos quais predomina o ramo adversário “xiita”.

A disputa entre sunitas e xiitas está por trás de quase todos os conflitos ocorridos no oriente médio, inclusive o Estado Islâmico.

O Dr. Bill Warner, especialista em Islã, estima terem sido assassinadas mais de 270 milhões de pessoas nos 1400 anos de existência do islamismo. Ironicamente, mais da metade das vítimas pereceu pelas mãos de seus irmãos muçulmanos na luta eterna luta entre sunitas e xiitas.

                                                                                             Luigi B. Silvi

Ir para a Página Principal do Blog

Contato: spacelad43@gmail.com


NOTA:
Regimes coletivistas têm várias coisas em comum, todos eles exigem e valorizam acima de tudo a lealdade, fidelidade, obediência incondicional e submissão inquestionada, razão pela quais são incompatíveis com a democracia e liberdade de expressão.

Este texto sucinto foi coletado em pesquisas para conhecimento pessoal e não tem quaisquer pretensões além de colocar à disposição de outras pessoas a coletânea resumida organizada por mim.

Alguns links de vídeos e textos relacionados ao assunto:

Bill Whittle fala sobre comunismo, fascismo, nazismo:

Texto sobre a história do Islã:

Brigitte Gabriel fala sobre a história da Islã:
https://youtu.be/kHVNSxXbE78

Lula fala do projeto URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina):

Depoimentos de integrantes da "resistência à ditadura" no Brasil:




Comentários