Pular para o conteúdo principal

Kufar = Descrente (não-muçulmano) - Peter Townsend

Kufar ou Kafir - Descrente  (não-muçulmano)

por Peter Townsend

Ser chamado de descrente não parece ser algo muito ruim. Em alguns contextos é obviamente apenas uma afirmação sobre um fato (i.e., essa pessoa não foi submetida ao Islam). Quando, no entanto, você lê a descrição de descrente no Corão fica claro que Allah o odeia com grande inclemência e aconselha seus seguidores ao fazerem o mesmo. 


Então, a despeito da sua tão propalada tolerância, o Islam tem uma visão muito rigorosa por daqueles que não lhe estão submetidos. Esse ódio está explícito nos capítulos finais do Corão e também em muitos capítulos do livro “Tradições” (Hadiths). Infelizmente para o mundo não-muçulmano, partes finais do Corão tem maior peso teológico que as partes iniciais, por causa da “Regra de Ab-rogação” (naskh), determinando que as revelações mais recentes são mais importantes que as mais antigas. 


Alguns não-muçulmanos ficam muito surpresos com a quantidade de impropérios incluídos no Corão, supostamente um “livro sagrado”. A seguir estão alguns exemplos de vilipêndios que o Corão expressa sobre aqueles que não seguem o Islam (ou aqueles que apenas fingem seguir). De acordo com o Corão descrentes são:

·  Doentes: “Em seus corações existe uma doença; e Allah aumentou sua doença: E agravado é o castigo que eles (incorrem), porque são falsos (a si próprios)”. (Corão 2:10);
·   Pervertidos:Enviamos a vós Manifestações (ayat); e ninguém as rejeita, exceto os que são pervertidos” (Corão 2:99);
·   Idiotas:A parábola para os que rejeitam a Fé é como quem fala para um rebanho de cabras, para coisas que nada mais ouvem além de gritos e gemidos. Mudos, tolos e cegos, eles são vazios de sabedoria” (Corão 2:171);
·   Desonestos (alguém em quem nunca deve confiar): “E não acredite em ninguém que não segue vossa religião”. (Corão 3:73);
·   Inimigos Declarados:Descrentes são teus inimigos declarados”. (Corão 4:101) porque para esses descrentes muçulmanos não devem ter amizade: “Crentes não devem ter descrentes como amigos e nem aceitar sua ajuda em lugar de outros crentes”. (Corão 3:28);
·   Para serem evitados: “Siga o que te foi ensinado por inspiração do teu Senhor: não há bondade senão Ele; afaste-se daqueles que mencionam outros deuses junto com o nome de Allah”. (Corão 6:106);
·   Nunca ter amizade: “Não deixe que crentes tomem descrentes como amigos ou protetores em lugar de crentes; se alguém fizer isso, não terá mais ajuda de Allah”. (Corão 3:28);
·   Animais aos olhos de Allah: “As piores das bestas aos olhos de Allah são aqueles que O rejeitam; Eles não creem”. (Corão 8:55);
·  Imundos: “Ó crentes! Verdadeiramente os pagãos são imundos” (Corão 9:28);
·  Não merecem misericórdia: “Maomé é o mensageiro de Allah. Aqueles que estão com Ele devem ser rudes contra os descrentes e misericordiosos entre si”. Corão 48:29).

Eu poderia estender-me, pois essa é apenas uma pequena amostra dos versos do Corão que expressam abominação aos descrentes e fala mal deles da forma mais insultuosa possível. É importante notar que muitos desses versos falam de descrentes genericamente e não somente daqueles que os muçulmanos combatiam naquela época. Assim, esses versos continuam a influenciar as atitudes dos muçulmanos até os dias de hoje.


Além de todos os insultos dirigidos a não-muçulmanos, o Corão seguidamente lembra os descrentes que eles sofrerão uma infinidade de tormentos no inferno. Por exemplo: “Para os que não creem, roupas de fogo serão feitas para eles; óleo fervente será despejado sobre suas cabeças; Por isso o que estiver em seus ventres, e sua pele também, será derretido; E para eles haverá lanças com ganchos de ferro”. (Corão 22:19-21).

Não há exagero em acrescentar que esse é um dos temas mais destacados do Corão. O destino dos descrentes ao inferno é discutido em mais de 500 versos de 87 dos 114 capítulos do Corão. Acreditar que os não-muçulmanos com quem tem contato foram criados apenas para ser combustível do fogo do inferno, provavelmente não aumenta a estima por eles pela a maioria dos muçulmanos.


Há ainda os muitos incitamentos ao uso de violência contra não-muçulmanos: “Eu lançarei terror nos corações dos descrentes, então ataque-os no pescoço e corte as pontas de seus dedos”. (Corão 8:12) e chamadas para subjugá-los: “Ataque aqueles que não creem em Allah e Seu Mensageiro, nem reconhecem a religião da Verdade, [mesmo que sejam] do “Povo da Bíblia”. [Judeus e Cristãos], até que paguem a “Jizya” [taxa de submissão] voluntariamente ou que sejam compelidos à submissão”. (Corão 9:29).

Pode ainda causar espanto que muitos não-muçulmanos cheguem à conclusão de que o Corão representa uma forma extrema de discurso de ódio dirigido aos que rejeitam a mensagem do Islam?

Como mencionei no início, alguns leitores podem responder às provas acima do profundo desdém que o Islam devota aos descrentes, declarando terem vários amigos muçulmanos que os tratam com respeito e cortesia. Isso pode certamente ser verdade, mas a razão por trás da amizade desses muçulmanos é provavelmente o fato de terem decidido agir de forma humana natural, ignorando alguns aspectos escritos no Corão.


As atitudes e ações individuais de alguns muçulmanos não eliminam, no entanto, em momento algum, a existência dos versos escritos acima. Eles estão no âmago do Corão, prontos para serem lidos por qualquer muçulmano que pesquisar a forma como deve relacionar-se com pessoas não-muçulmanas de maneira aprovada por Allah.


Profundamente constrangidos pela forma como o Corão descreve os descrentes, alguns muçulmanos declaram que o termo “kufar” não se aplica a Judeus e Cristãos, partes de uma categoria especial (Povo da Bíblia). Esse argumento não se sustenta, pois as descrições de kufar são bastante genéricas e incluem todos aqueles que rejeitam a mensagem de Maomé, algo que Judeus e Cristãos fazem. Deve ser notado que ser parte do chamado “Povo da Bíblia” é um privilégio duvidoso, como ficará evidente na próxima seção. 


Contato: spacelad43@gmail.com



NOTAS:
Extraído do livro “Árabe para Descrentes – 8 palavras que todo o não-muçulmano deve conhecer”, de Peter Townsend, que pode ser obtido gratuitamente em pdf de 50 páginas no link:




Comentários